EXCLUSIVO
Operação Escudo, em SP: câmeras revelam 15 tiros em ação de PMs réus por homicídio

História do SINDICRED

Ano 2003. Onde tudo começou.

Os funcionários de Cooperativas de Crédito do Estado do Paraná não tinham acesso a nenhuma representação sindical.Não eram bancários. Não eram financiários. Não eram trabalhadores rurais ou agropecuários.

Mas, as cooperativas cresciam. Multiplicavam-se mesmo. Estávamos vivendo uma verdadeira efervescência no cooperativismo de crédito no Paraná.

Os Sistemas estavam abrindo novas unidades. As cooperativas independentes ou "solteiras" também se fortaleciam. Era uma nova cooperativa de crédito a cada mês.

Apesar de todo este dinamismo, éramos ignorados sistematicamente por toda a estrutura sindical. Tanto no Paraná quanto no Brasil.

Ninguém, nenhum sindicato ou sindicalista sabia ao certo o que era uma cooperativa de crédito. Os contatos eram difíceis e constantemente a resposta era: "acho que não é aqui não. Ligue para outro sindicato..."

Inconformados com isto, iniciamos um movimento espontâneo para encontrar uma solução. Não havia como conversar com os diretores das cooperativas sobre as reivindicações dos colaboradores. Eles nos diziam: é preciso ver com o sindicato patronal como resolver esta questão, pois a cooperativa sozinha não pode fazer nada.

E eles tinham razão. Mas, um sindicato patronal não podia conversar com colaboradores individuais. A lei os obrigava a conversarem com outro sindicato. Mas qual sindicato? Era esta a questão.

Então, começaram as conversas para encontrar a saída. Não havia muitas opções. Com os sindicatos dos bancários era impossível. Eles enxergavam as cooperativas de crédito como empresas para se trabalhar quando perdiam o emprego no banco. Chegavam a dizer que cada cooperativa seria comprada por um banco, tão logo ela crescesse um pouco mais. Nos pediam para aguardar, pois voltaríamos a ser bancários.

"Criar o nosso próprio Sindicato. A cada dia, esta idéia parecia ser a melhor alternativa."

Como fazer? Como criar um Sindicato? Onde procurar ajuda? Quem poderia nos ajudar? Com quem poderíamos contar? Depois de muitas reuniões, muitos debates "acalorados", a conclusão foi óbvia.

Nós estávamos construindo o cooperativismo de crédito no Brasil e no Paraná. Estávamos dando conta desta tarefa incrível e maravilhosa. Então fomos à luta. Começamos a contatar os colaboradores em cada cooperativa de crédito. No início foi meio estranho. Nossas visitas, nossos telefonemas e nossos e-mails e contatos eram recebidos com dúvidas. Perguntavam-nos se estávamos seguros do que íamos fazer. Não havia garantia. Mas, havia muita disposição para o trabalho e a certeza de que eram o que os colaboradores e colegas de trabalho precisavam que fosse feito.

Muitas viagens foram realizadas. Grupos de colegas se formavam espontaneamente. Em cada região um pequeno grupo se encarregava de fomentar a criação de outros pequenos grupos. Ao final de alguns meses tínhamos representação em todos os Sistemas de Crédito, colaboradores em quase todas as singulares do Paraná já estavam contatados e era chegada a hora.

Hora de decisão. Decidir o que seria melhor para os trabalhadores, funcionários e colaboradores das Cooperativas de Crédito do Estado do Paraná.

Para isto formou-se uma comissão encarregada de coordenar os trabalhos. Esta comissão buscou ajuda técnica para a empreitada. Advogados conhecidos foram "convocados" a ajudar. Não havia como remunerar ou pagar ninguém. Não havia renda ou recursos.

Uma assessoria sindical foi procurada também. Afinal, quem já criou ou fundou um Sindicato? Uma tarefa bem diferente era o que tínhamos pela frente.

A referida Comissão tomou pé de todas as exigências legais necessárias para criar um Sindicato para os Trabalhadores das Cooperativas de Crédito do Paraná. Começou então a providenciar o que era necessário. Uma Assembléia da categoria deveria ser convocada. Tudo de acordo com a Lei. E assim foi feito.

O resultado foi espetacular. Colaboradores de todas as regiões do Paraná estavam presentes. Muita participação, muitos debates, muitas idéias e uma só certeza para todos: fundar o nosso Sindicato.

A Assembléia Geral aprovou a fundação do nosso SINDICRED, para todo o Paraná. Aprovou o Estatuto do Sindicato e elegeu a sua primeira diretoria.

Muitas batalhas ocorrem depois deste dia. Nosso sofrido reconhecimento pelo Sindicato Patronal; as primeiras negociações e as primeiras Convenções Coletivas de Trabalho. Tudo isto sem ter receitas sindicais, apenas uns 150 filiados colaborando mensalmente.

Os diretores do SINDICRED viajavam com seus carros. As despesas eram pagas com dinheiro do próprio bolso. Usávamos os telefones de casa e mesmo os celulares particulares.

Já estamos com diversas Convenções Coletivas assinadas. Estamos conquistando a Participação nos Resultados em todos os Sistemas. Todas as cooperativas de crédito do Estado do Paraná respeitam e reconhecem o SINDICRED como o representante sindical LEGAL de seus colaboradores.

Hoje, estamos iniciando uma nova etapa. Muitas conquistas virão. E precisamos estar unidos e fortes. Para isto estamos elaborando uma política de comunicação com o associado. Cada colaborador é importante.

Pense em tudo que já foi feito. Imagine o que mais poderá ser feito com a sua participação.

Junte-se a nós. Afinal, o SINDICRED é seu. O SINDICRED é você.