STF volta a viver tensões após união em torno de Moraes
» EXCLUSIVO

Sicoob distribui R$ 528 milhões em pagamento de juros ao capital
Fonte: Portal do Cooperativismo de Credito - 22/02/2018 - 11h06min Voltar

O Sicoob, maior sistema financeiro cooperativo do País, efetuou no fim de dezembro o pagamento de juros ao capital. A definição sobre o destino dos recursos é estabelecida em assembleia por todos os cooperados em um processo transparente e democrático. Do valor total que chegou a R$ 528 milhões, R$ 71,6 milhões foram depositados diretamente nas contas correntes, gerando recursos imediatos para os cooperados do Sistema. O restante do valor foi destinado é conta capital de cada cooperado, garantindo maior solidez à cooperativa e possibilitando a oferta de linhas de crédito com prazos maiores de pagamento e juros ainda mais atrativos. Além disso, esse dinheiro rende ao longo dos anos. Nesse sentido, cada cooperativa, após decisão em assembleia, pode definir a rentabilidade, calculada com base na taxa Selic. A remuneração ao capital é um dos diferenciais competitivos da cooperativa em relação ao sistema bancário tradicional. O pagamento de juros ao capital demonstra a transparência na gestão dos recursos e evidencia a importância da participação de cada cooperado na evolução da cooperativa, além de incrementar o montante disponével para as operações de crédito e financiamento da instituição, afirma Henrique Castilhano Vilares, presidente do Sicoob. *Capital Social O Capital Social é parte do patrimônio de uma cooperativa financeira e é composto pelo somatório de todas as quotas-partes dos cooperados. A quota-parte é uma quantia em dinheiro que os cooperados pagam para fazer parte da cooperativa e varia de acordo com o estatuto de cada cooperativa. Esse recurso é o que confere solidez à cooperativa.

Sobre o Sicoob

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 3,8 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 475 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,6 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. Mais informações acesse: www.sicoob.com.br

Comentários:
Nome: